IMPRENSA

Revista Mundo Logística entrevista o diretor-executivo do Grupo Toniato, André Luís Façanha

07/04/2015


Com mais de 40 anos de história, o Grupo Toniato possui o foco nos segmentos químico, agroquímico, automotivo e mercados, que exigem especialização. Atualmente, conta com mais de 1.600 colaboradores, 200 mil m² de galpões e frota customizada para as demandas de seus clientes, movimentando mais de 800 mil toneladas ao ano.



Entre os serviços que a empresa oferece estão o transporte e a distribuição, a armazenagem na modalidade centro de distribuição e armazém geral, as operações de logística in-house, os serviços atrelados a ativos operacionais, a tecnologia aplicada e a consultoria logística.



O diferencial do Grupo Toniato é o seu modelo de gestão por meio d o Balanced Scorecard (BSC) e seus especialistas em cada segmento de atuação, oferecendo, ainda, tecnologia de ponta, aplicação da metodologia Lean Six Sigma, elevado nível de serviço e capacidade de investimento.



Devido à sua forte atuação no setor, o Grupo recebeu o Prêmio Basf de Excelência de Fornecedores. Em entrevista exclusiva à MundoLogística, o diretor-executivo do Grupo Toniato, André Luís Façanha, fala da importância e representatividade desse prêmio.



MUNDOLOGÍSTICA: O Grupo Toniato recebeu o Prêmio Basf de Excelência de Fornecedores. No que consiste essa premiação?


ANDRÉ LUÍS FAÇANHA: O Prêmio Basf de Excelência de Fornecedores avalia a categoria ‘Serviços Logísticos’ desde 2009 e o Grupo Toniato, por meio das suas empresas Transportes Toniato e Ebamag Logística, vem se destacando e acumulando diversas premiações. Os critérios avaliados para a concessão dessa premiação engloba aspectos logísticos, de meio ambiente, ações sociais da empresa, avaliação financeira e performance em auditorias de qualidade e inovação sustentável. Este ano, o Grupo repetiu a façanha de conquistar os três prêmios possíveis em transporte.



Quais foram essas três categorias e o que representam para o Grupo?


As categorias foram Transporte de Produtos Químicos, Transporte de Tintas e Transporte Granel. A conquista em todas as premiações possíveis de transporte, envolvendo todos os fornecedores da Basf, demonstra a consistência do nível de serviço do Grupo Toniato, que responde com excelência em todas as regiões e especificidades que esses segmentos exigem.



A operação logística do centro de distribuição de São Paulo também atingiu o nível de excelência. Qual a importância para o Grupo Toniato receber todos esses troféus?.


Esse reconhecimento está diretamente ligado ao modelo estratégico do Grupo Toniato. A empresa adota a ferramenta Balanced Scorecard há mais de cinco anos, que abrange quatro perspectivas: financeira, clientes, processo interno e aprendizado e crescimento. Um dos temas estratégicos é encantar o cliente e recebermos esse reconhecimento confirma que estamos no caminho certo.



Como é a atuação do Grupo Toniato que o fez vencer o Prêmio?


Sem dúvida alguma atribuo o prêmio às pessoas, em especial nossos motoristas e operacionais. São os nossos funcionários, de todos os níveis, que, diariamente, buscam esse reconhecimento, guiados por processos robustos e um modelo estratégico inovador, com Key Performance Indicator (KPIs), que demonstram, dia a dia, o progresso da empresa, passando por todos os níveis funcionais e puxados pelas lideranças.



Como a equipe colaborou para essa conquista?


Cada um fez a sua parte com êxito. O grande diferencial desse prêmio é o nível de exigência. Não é fácil obter essa conquista e ao conseguirmos nas três modalidades de transporte, isso demonstra que não é um caso isolado, mas sim um modelo de gestão e comprometimento das pessoas, que viabilizaram essa conquista tão importante para o nosso Grupo.



O Grupo oferece treinamento e capacitação aos seus colaboradores, para que seja possível atingir esse nível de excelência diante de seus clientes?


Temos um programa chamado ‘Movimento Toniato’, que abrange não apenas os treinamentos de rotina, ligados às nossas diversas certificações, como também coach para a alta administração e Programa Horizonte, no qual difundimos nossos valores e desenvolvemos competências-chaves para o nosso time de liderança, incluindo Lean Six Sigma, Método de Análise e Solução de Problemas (Masp), entre vários outros temas. Investimos fortemente em treinamento e isso explica, também, o resultado que obtivemos no Prêmio.



Quais as metas e planos do Grupo Toniato para que se mantenha oferecendo seus serviços com eficiência e qualidade?


Seguir rigorosamente o planejamento estratégico desdobrado em diversos objetivos, iniciativas, tarefas e ações, com suporte da ferramenta BSC e monitorado por meio de KPIs, que contribuem para mensurar a implementação da estratégia. Todos os nossos contratos são medidos e ligados à alta administração da empresa, por meio da ferramenta que consegue ter visibilidade em tempo real da performance, direcionando as ações necessárias para a correção do rumo, em busca dos resultados pretendidos. Desenhamos um planejamento estratégico de longo prazo, que chamamos de visão 2020, com o foco na expansão regional de atuação. Estamos implementando as ações de forma acelerada. O Grupo planeja investir, aproximadamente, R$ 100 milhões em condomínios de galpões de alta performance, reforçando o posicionamento logístico, com a aquisição de áreas e a construção de galpões dedicados aos segmentos químico e agroquímico. Ainda este ano, o Grupo ampliará a sua capacidade em Paulínia, São Paulo, de 45 mil posições pallet (pp) para 80 mil pp, com o foco no agroquímico, além de investimentos em Belford Roxo e Barra Mansa, no Rio de Janeiro, Ibiporã, no Paraná, Gravataí e Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, Uberaba, em Minas Gerais, e São Vicente, Guarulhos e Guaratinguetá, em São Paulo.


Matriz: Rodovia Presidente Getulio Vargas, 175 - Barra Mansa - RJ / Fone: (24) 2106-3032 / (24) 3325-6032 / (24) 2106-3075 / (24) 3325-6075 - E-mail: comunicacao@grupotoniato.com.br

© 2012 Grupo Toniato | Todos os direitos reservados